segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

PORTAL EDUCACIONAL - O uso de sites educacionais na sala de aula.










Para meu TCC escolhi o tema: Portal Educacional - o uso de sites educacionais na sala de aula, pois, durante a prática de estágio, chamou-me atenção que os alunos da turma, ao utilizarem o LABIN da escola, ou mesmo em seus relatos acerca do uso da internet e computador, utilizavam o mesmo para (quase exclusivamente) lazer, acessando sites de jogos e de atividades lúdicas.




******


Nasceu desta forma a possibilidade de fazer com que os alunos descobrissem novas possibilidades com o uso do portal e de suas ferramentas como blog, email e projetos colaborativos.





Partindo da orientação de TCC, vi-me em busca de referenciais a cerca da utilização de sites e portais como cooperativos da aprendizagem. Apesar da temática ser interessante e atual, encontrei algumas dificuldades em literatura específica. Os textos mais interessantes e próximos a temática foram encontrados na web e em sites, ou ainda em artigos de revistas educacionais.
Inicialmente encontrei na turma referenciada (3º Ano), uma realidade de utilização da internet, de sites e portais, para pesquisas e lazer. E isto chamou-me muita atenção, visto que a escola em questão disponibilizava em especial um portal educacional com diferentes atividades, curiosidades, pesquisa, projetos colaborativos e etc. A cultura da utilização do recurso ainda era muito restrita.

Era necessário então evidenciar a utilização deste recurso, desta ferramenta mais diretamente envolvidas com os demais processos educativos propostos no plano de trabalho, nos conteúdos da classe, ir de encontro aos diferentes temas trazidos pelos alunos para serem desenvolvidos em sala de aula e outros tantos propostos pelo professor.
Encontrou-se então uma temática favorável e de interesse, além de estar sendo experienciado os conceitos e conhecimentos trabalhados ao longo do curso de Pedagogia na Modalidade a Distância / UFRGS, nas diferentes interdisciplinas.

2 comentários:

Paulo Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Ricardo disse...

Olá Adriana, sou aluno do curso de análise e desenvolvimento de sistemas do SENAC de Porto Alegre, atualmente estou desenvolvendo meu projeto de TCC, minha idéia é fazer um portal de alunos, navegando na web atrás de referências e conteúdos para me auxiliar encontrei seu blog. Gostaria de saber se você tem algum material para me ajudar a escrever o artigo de TCC.

Caso tenha algum material e estiver disposta a me enviar(prcampello@gmail.com) ficarei muito grato.

Desde já agradeço e parabéns pelo blog, achei muito interessante.

Att,

Paulo Ricardo Campello