segunda-feira, 20 de dezembro de 2010




" O mais importante é que quando se comprova a efetividade de um portal educacional [...] tem-se a possibilidade de utilizar o portal com mais segurança, porque se estabelece a relação entre o virtual e a organização de novos conhecimentos " (NUNES)



A leitura do referencial teórico acerca do tema Portal Educacional fez com que eu pudesse perceber a importancia e a profundidade do tema em questão.



Não apenas do ponto de vista do uso como ferramenta escolar pelos alunos, mas na forma de trazer o conhecimento mais para junto de seu cotidiano, aproximando-o de formas diferentes da aprendizagem. Mudar a cultura estabelecida de uso não é uma tarefa tão fácil. Passa pela percepção e entendimento que as ferramentas e recursos a disposição necessitam ser vistas e possibilitadas de diferentes formas, que devem estar movimentandose para um trabalho mais colaborativo, que a integração e a interdisciplinariedade estão ali postas e dispostas a efetivamente produzir novos conceitos, associações...




Os desafios, a forma como as atividades e projetos vão desencadeando transformaram a maneira como os Laboratórios de Informática eram utilizadas e impregnou o cotidiano dos alunos. Os relatos de casa, as tarefas escolares e toda a dinâmica que envolve o uso da tecnologia pelos alunos foi aos poucos se modificando e transformando alguns costumes (para pesquisa=google, para lazer=joguinhos, internet apenas para pesquisa e joguinhos).




É evidente que o uso das tecnologias na educação favorecem a aprendizagem. Porém as ferramentas variadas que estão a disposição dos educadores e alunos merecem ser pesquisadas mais aprofundadamente, afim de que sejam exploradas em todos os seus potenciais. E para que isto se torne real e qualitativo, alunos, professores e pais passam a ter que compreender o que significam essas ferramentas, dar um sentido a elas verdadeiramente de aprendizagens e possibilidades e que a sua utilização agrege, acolha, transforme.

Nenhum comentário: