domingo, 13 de junho de 2010

SEMANA DE 19 A 23 DE ABRIL DE 2010.

Mural de Artes - colocação de materiais relacionados ao estudo de artes (definições, conceitos, obras de arte referência...). Foi apresentado e colado no mural os conceitos a cerca das cores, suas combinações, tonalidades, definições sobre cores quentes e frias...
Esta semana, em Lingua Portuguesa, marca os estudos de aprofundamento sobre o gênero textual História em Quadrinhos, pela apresentação do gênero do Conto, buscando a diferenciação e caracterização dos dois. estudo de vocábulos novos e da sua significação. Importância de reconhecer o autor das obras, sua observação a respeito do mundo que o cerca e a utilização de diferentes gêneros para apresentação.
Em História e Geografia buscou-se apresentar e associar a relação dos órgãos dos sentidos para perceber o mundo que nos cerca. Através deles é que estabelecemos relações com o mundo e estabelecemos rotinas. Para uma maior percepção desta intensa relação, os alunos tiveram que pensar e sentir a forma como se organizam no tempo e no espaço de suas rotinas de vida. Anotando os horários e as atividades que desenvolvem em um dia, na semana, no mês... O quanto necessitam dos órgãos dos sentidos para elaborarem esta observação e respectivo registro. também oportunizou-se a caracterização de objetos, de recursos que são considerado marcadores de tempo (relógio, calendário...). Os alunos realizaram ótimas reflexões a cerca da importância destes objetos e recursos, na sua maioria identificaram a relação de temporalidade dos mesmos.
As atividades de Matemática marcaram a apresentação, de uma forma bem informal, da base do sistema de numeração decimal. Através de atividades de agrupamento e facilidade de contagem. Os alunos reconheceram o trabalho realizado no 2º ano sobre o assunto, agrupamentos de 10 em 10, o conceito de unidade, de dezena. Após, foi trabalhado com os alunos tais conceitos utilizando o quadro valor lugar e de palitos coloridos.
Em Ciências buscou-se aprofundar a observação sobre os animais e suas características que acabam por levar a uma classificação. E ampliou-se o conceito utilizando a comparação entre diferentes animais.
As atividades ligadas a Informática e Filosofia foram trabalhadas em conjunto explorando o Portal Educacional, revendo o que os alunos viram sobre as histórias em quadrinhos e suas reflexões sobre o tema.
O que pensam das atitudes no Menino Maluquinho.
Link de acesso restrito, não é possível visualizar sem a senha do professor ou aluno.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Adriana querida,

Mais uma vez uma postagem que apresenta detalhadamente suas ações na prática de estágio, é bom ter essas informações compartilhadas.
Gostei de ver como vc conseguiu descrever a atividade e pensar sobre ela, pensar sobre a importância de tal para as aprendizagens dos alunos.
Parabéns pela postagem!