domingo, 13 de junho de 2010

SEMANA DE 03 A 08 DE MAIO DE 2010.


Atividades desenvolvidas no dia 08 de maio, referentes as oficinas para as mães, em homenagem ao Dia das Mães. As oficinas tiveram como referência o texto "Se As Coisas Fossem Mãe", de Sylvia Orthof. Cada turma da escola (pré-escola a 4ª série) trabalhou uma parte da poesia e montou atividades a serem desenvolvidas com as mães e seu filhos. A atividades escolhida pelo terceiro ano foi o trabalho com as receitas recolhidas durante a semana (de todas as turmas) e a confecção de um bloco de receitas, num momento de criatividade, onde iriam montar o seu bloco aplicando tecnicas variadas para enfeitar a capa do mesmo. Ao final da etapa era proporcionada aos presentes uma prova de uma das receitas trazidas de casa pelos alunos: Mouse de Maracujá. Houve a possibilidade de uma troca muito grande entre as mães e seus filhos, buscando auxílio mútuo para a confecção do material. Foram utilizados colagens, texturas, pinturas com lápis de cera, cola colorida...
Em Artes foram confeccionados os pequenos livros das cores onde os alunos colavam ou desenhavam objetos que correspondiam as cores das páginas dos livros (previamente foram grampeados folhas coloridas em formato de livro). Esta atividade buscou o reconhecimento em outros elementos e objetos das cores e suas tonalidades. O quanto a aplicação de uma cor é importante no objeto e na sua funcionalidade.
As atividades de informática envolveram a colocoção dos alunos em contato com o e-mail (dentro do Portal Educacional), a sua função como meio de comunicação rápida. os alunos tiveram que adicionar a professora como contato inicial e enviar a mesma uma mensagem. Foi dado após um tempo para a exploração de outros espaços do portal, como os desafios, proposta de resolver o desafio dos sapos e das moscas, já que tratava-se de uma atividade relacionada a leitura de tabelas e assim que também olhar o link que leva ao tema: Olhar sobre os animais, complementando assim os assuntos já trabalhado s respeito.
Foi realizado as atividades avaliativas de Matemática, História e Geografia e Ciências, buscando verificar como os alunos estão em relação as atividades até então desenvolvidas em sala de aula.
Uma atividade interessante que mostrou-se empolgante para os alunos foi a confeccção da maquete do Zoológico. foi pedido que construissem o Zoológico conforme as suas percepções. Interessante observar a dificuldade em estabelecer um espaço mais livre, sem grades. a referência inicial sempre foi o de prender o animal, pois o mesmo é violento, mata o ser humano... Apenas um grupo escolheu representar numa parte do seu Zôo um espaço para animais que não mais existem (dinossauros) e estes foram contemplados com área livre, sem portões e grades. Observa-se como as referências de confinamento são fortes com as crianças, não há referências ao espaço criado por eles numa perspectiva de liberdade.
Aproveitando o tema sobre as mães, em Filosofia foi lido o livro: O livro dos sentimentos, de Todd Parr. Buscando refletir sobre os sentimentos humanos, nossas formas de expressá-los. Muitos alunos dispuseram-se a comentar sobre a história, como vêem a demonstração de afeto as outras pessoas, o quanto é difícil estabelecer um padrão uniforme.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Adri,

Que legal ver que vc está conseguindo fazer suas postagens, elas te ajudarão muito no momento de produzir a síntese para o workshop.
Referente sua postagem gostei muito, achei muito encantadora e envolvendo sua porposta de trabalhar com o texto de Sylvia Orthof, eu conheço esse texto e acho bárbaro. As receitas deram um sabor diferente ao trabalho realizado, além do colorido e beleza dos trabalhos manuais.
Parabéns!