domingo, 2 de janeiro de 2011

SENTIDO E SIGNIFICADO DAS APRENDIZAGENS


Quando aprendemos de fato?
Quando o saber tem sentido?
Estas são algumas questões que efetivamente estão presentes e constantemente os professores se fazem.
Observando a charge ao lado nos damos conta que o aprender, o saber necessariamente transcende o simples movimento de reprodução. Ele necessariamente precisa ter uma função para o sujeito, para o seu contexto, caso contrário fica apenas como conhecimento, sem vida.
Aprender, neste caso, é envolver-se com o objeto aprendido. é ter contato direto.
Não há como pensar, neste caso em uma simples associação com a tecnologia. É necssário que se perceba ambos como processos complexos e interligados, numa rede de significados que vão ampliando-se e outra vez associando-se, no intuito de promover o bem viver.
Este talvez seja o maior dos desafios, sair do senso comum da reprodução dos saberes para cada vez mais encontrar e articular conhecimentos, aprendizagens e saberes comprometidos com a transformeção pessoal e coletiva.

Nenhum comentário: