terça-feira, 14 de julho de 2009

EDUCAÇÃO, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E INCLUSÃO.



A Educação hoje passa por muitos questionamentos, mas nenhum deles é tão polêmico quanto a da educação de pessoas com necessidades educacionais especiais. Mas o que é inclusão? A que ela se refere especificamente? Quais as condições necessárias para que a inclusão efetivamente ocorra? E outras tantas questões estiveram em pauta e foram amplamente exploradas.
A possibilidade de transitar pelos diferentes conceitos sobre deficiência e a reflexão proporcionada na hora da construção do Dossiê de Inclusão, ajudou-me a ter uma noção mais ampla da dimensão da temática. Vivenciei durante a busca dos referencias e dados sobre a Educação Especial o quanto é apenas uma formalidade. Afirmo e justifico, pela dificuldade em encontrar no poder público e privado indícios claros de que este assunto está na pauta das construções dos projetos pedagógicos das escolas. A legislação está ai, a obrigatoriedade do oferecimento, prioritariamente na escola comum também, mas e a ação prática continua não ocorrendo. Quantos alunos vindos da escola comum, por problemas de aprendizagem ainda batem a porta da Escola Especial, quantos alunos com condições claras de frequentar outros espaços encontram as portas da escola fechadas por "não terem professores e uma estrutura física adequada"... e assim vai...
Eu mesma tenho que lidar com a minha forma particular de visualizar e poder estar pondo em prática o que acredito sobre e inclusão, pois as barreiras impostas até mesmo dentro do espaço especializado de ensino é grande. É de grande importância que o tema saia das secretarias de educação, das formalidades, da própria linguagem legal para ganhar a discussão pública, para entrar nas casas de cada família, pois incluir não é só uma questão escolar, educacional. Inclusão é um tema de VIDA.
A interdisciplina oportunizou-me o pensar mais sobre as minhas concepções, mas a aprendizagem que considero mais significativa passa pela convicção de que é necessário ACREDITAR, que pessoas são diferentes e isto não desabilita ninguém a APRENDER e a CONVIVER.
"O verdadeiro caminho da sabedoria pode ser identificado por apenas três coisas: deve ter amor, ser prático e poder ser trilhado por qualquer pessoa."
Paulo Coelho

Vídeo: "Deficiências" - Mario Quintana

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