terça-feira, 14 de julho de 2009

SUJEITO E DESENVOLVIMENTO.



A Interdisciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II, buscou evidenciar aspectos do desenvolvimento humano e sua influência direta na construção da aprendizagem que por sua vez contribuem de forma efetiva para a constituição de um sujeito de identidade, que também está fundamentada no reconhecimento e na nossa relação com o outro. Desta forma entender esse sujeito que se desenvolve, que se constrói, observando e agindo no meio é estar reconhecendo a si mesmo.

Um sujeito de identidade e autônomo.

As atividades estiveram voltadas para essa nossa construção conceitual e na percepção da construção no outro através das aplicação das provas piagetianas. A análise dos passos dados, as trocas com os colegas, até mesmo nossas dúvidas enriqueceram e subsidiaram tais momentos.

O enfoque a Piaget, em especial, nos possibilitou um amplo entendimento sobre o desenvolvimento humano, em todos os aspectos que envolve, podemos dizer que assumimos uma "intimidade" com o processo do desenvolvimento. Dando uma sustentação forte para que se possa conhecer este sujeito e entender a forma singular que aprende e se relaciona.

Como nos coloca Lauro de Oliveira Lima em seu livro "Por que Piaget? - Educação pela Inteligência":

Necessitamos fazer: EDUCAR PELA INTELIGÊNCIA.

Cito aqui algumas frases que considero importantes durante este processo de aprendizagem:

* "Tudo o que se ensina à criança impede que ela descubra ou invente."

* "Quero ser criança até o final: a criança é a fase criadora por excelência."

* "Não se deve acelerar: cada um tem seu próprio ritmo... Caminhar muito depressa torna menos fecunda a possibilidade de assimilação posterior."

* "A reflexão filosófica é indispensável ao cientista."

JEAN PIAGET


E nestas frases posso estar de certa forma apontando para os valores essenciais construídos durante a aprendizagem, considerando o aluno a minha frente um sujeito em potencial de aprendizagem, que necessita ser reconhecido como sujeito de seus tempos e processos e que é aprendente durante toda a sua vida. Entendendo estes princípios consigo me organizar pedagogicamente para estar propondo espaços de aprendizagem e de troca, uma sala de aula viva e alegre.

Nenhum comentário: