domingo, 26 de abril de 2009

PANORAMA HISTÒRICO DA EDUCAÇÂO ESPECIAL



Partindo da visão ampla de como foi o desenvolvimento na história da Educação Especial no mundo e no Brasil, entendemos cada uma diferentes abordagens dadas a ela. Passamos a compreender que princípios fundamentam cada momento. Esta retrospectiva é importantíssima para se construir o hoje da Educação Especial. Entender também o quanto este assunto não fica restrito a área da educação, o quanto o conjunto da sociedade está comprometida com o tema.
A legislação nos garante avanços importantes, mas que ficam no vazio se não houver uma ação prática e principalmente um comprometimento político. Assistimos nas nossas escolas, sejam regulares ou especiais um descompasso muito grande nestas questões. Onde não há discussões sobre o tema, levantamento de problemas e dúvidas não há crescimento e não há possibilidade de ser realmente posto em prática o fundamento primeiro: Todos somos iguais em direitos e deveres.
Link para visualizar o panorama histórico e reflexões:

4 comentários:

Patricia Grasel disse...

Oi Adriana, td bem?

Gostei de sua postagem sobre o "Panorama Histórico da Educação Especial", ela despertou minha curiosidade de conversar mais com vc sobre educação especial. Vi em seu dossiê que tem uma experiência significativa na área de educaão especial, por isso te convido para refletirmos sobre algumas questões que vieram em minha mente ao ler sobre o que escreveste.

1º quando vc fala sobre cada momento tem um principio, quais principios vc destacaria que realmente contribuiram para a inclusão de PNNEs na história da educação especial?
2º Como ocorre a relação da teória e da prática em sua ação docente, em sala de aula com PNNEs?
Podes compartilhar um pouquinho mais comigo?

Abraços
P@ty

Geny disse...

Querida aluna Adriana Arruda Moreira!
A partir de hoje vou fazer parte dos comentários no seu portfólio.
Seu portfólio é muito bonito e organizado, os registros são interessantes, apresentam clareza, objetividade e embasamento teórico. Percebe-se que a na aplicabilidade, há uma grande preocupação em buscar subsídios para aperfeiçoar ou melhorar o seu trabalho. Meus parabéns!
Obrigada por suas postagens!
Desejo sucesso empreendedor na sua vida particular, profissional e acadêmica.
Um abr@ço, virtual.
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS

Giselda Correa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Giselda Correa disse...

Adriana... Apesar de estar ocorrendo movimentações a cerca da Educação Inclusiva , ainda é preciso fazer discussões com o intuito de superar tantas outras dificuldades que ainda persistem. Para isso, é necessário que o poder público, escola e a família repensem o real sentido da palavra INCLUSÃO. Já que esta implica uma transformação no modo de se conceber a educação como um todo, a fim de que as escolas possam receber todos os alunos, quaisquer que sejam suas especificidades. Segundo Hilde Cristina:
"A escola deve ser vista como um lugar em contínua transformação, onde o professor precisa aprender a trabalhar com a singularidade e a diversidade." Abraços, Gi