quinta-feira, 10 de setembro de 2009

DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO.


Comênio
Durante os aprofundamentos sobre a vida e a obra de Comênio percebeu-se o quanto este pensador buscou referenciar-se no aluno e na ação docente para o desenvolvimento de uma prática pedagógica mais motivacional, cooperativa e colaborativa. Percebeu a importância de se introduzir no contexto de sala de aula não só o conhecimento, como também a música, o lúdico e o diálogo. Parte da experiência sensorial do aluno, como percebe o mundo que o cerca, o conhecimento, o encontro entre o aluno e o professor pelo estabelecimento de um vínculo e ainda a utilização de um recurso (para a época extremamente tecnológico) novo: o livro. Então percebe-se que o ato pedagógico, o fazer pedagógico não é uma preocupação somente da modernidade, ela vem se constituindo durante todo o processo da humanidade, durante a longa caminhada da educação.
E isto é tão evidente na atualidade, que não conseguimos mais visualizar uma prática docente sem recorrer a diferentes ferramentas para dar suporte no fazer pedagógico. Logicamente guardadas as devidas proporções, cada momento está representando uma concepção sobre homem, sociedade, política...
Logo, sempre vai haver críticas e aspectos que consideramos ultrapassados, ou de não tão eficientes. Mas é possível afirmar que Comênio busca sim um fazer pedagógico diferente. Sai das questões simplesmente pensadas a visão do adulto, no conhecimento e nas capacidades do mesmo de aprender, para buscar no universo da criança uma nova forma de configurar este aprender, esta relação de aprender. Uma educação com recursos e práticas destinadas para este grupo especificamente.
E isto na verdade nos inspira, nos faz pensar o quanto consideramos estes aspectos (ferramentas ou recursos didáticos) relevantes e realmente temos consciência na hora em que os usamos. Pois usá-los simplesmente não nos garante um trabalho eficiente, é necessário que este mostre-se com sentido e realmente qualificando o mesmo.

2 comentários:

Leonardo Porto disse...

Prezada Adriana,

você julga que a sua postagem corresponde às instruções para as postagens no blog:

"1. Descrever sinteticamente a atividade em que a aprendizagem foi significativa e que será analisada no blog. Isso não significa que vocês copiarão e colarão no blog a atividade feita nas interdisciplinas. Vocês irão resumir, sintetizar a atividade realizada.
2. Neste item, vocês irão descrever a aprendizagem ocorrida na atividade sintetizada. O que você aprendeu com a realização da atividade, da aula.
3. Neste momento, vocês irão argumentar teoricamente o porquê essa aprendizagem foi significativa no processo de construção do conhecimento. Para tanto, segue abaixo orientações sobre o que seria uma argumentação.
4. Por último, vocês trarão evidências dessa aprendizagem. As evidências são recursos que usamos para envolver o leitor, para despertar seu interesse, para convencê-lo e para gerar credibilidade."?
Leonardo.

Patricia Grasel disse...

Oi Adri,

Gostei de sua postagem, mas você pode deixar as próximas mais dentro das orientações do professor Leonardo, isos não significa que sua postagem está errada e sim que vc pode aprofundar mais sua autoavaliação no momento de reflexões sobre suas próprias aprendizagens :)

Bjokas ...