quinta-feira, 3 de setembro de 2009

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS



EJA

Após algumas leituras realizadas sobre o tema pode-se observar o quanto a Educação de Jovens e Adultos toma novas proporções no Brasil nos últimos anos. A modalidade da educação básica passa a contemplar a EJA, esta por sua vez passa a usufruir de uma especificidade. Não é possível conceber educação sem conhecer que aluno está ali, naquele lugar, de que grupo social faz parte, como é seu universo social, seus desejos e outros tantos aspectos que nos revelará quem é.
Partirmos então de um sujeito real, que de certa forma acumula uma série de experiências de vida que vão estar ali disponibilizadas para complementar os novos conhecimentos que irá construir.
E o parecer nos demonstra esta preocupação. Em sua redação aparecem estes aspectos como relevantes e importantes para dar início a uma construção de educação de jovens e adultos, para uma adequada escolha metodológica, recursos materiais e uma grade curricular que contemple a singularidade, a troca social e a apropriação deste conhecimento para a vida.

2 comentários:

Patricia Grasel disse...

Oi Adri,

Pois é... trabalhar com EJA exige algumas caracteristicas e competências do professor.Saber incentivar o pensamento crítico, trabalhando com a intervenção para a formação de aprendizagens. Fazer boas perguntas, no lugar de somente dar as respotas. Provocar o aluno na busca de conhecimento, valorizando esse aluno, mostrando que ele tmb é capaz.
Gostei de sua reflexão... vontarei para compartilhar mais contigo :)

Bjos

Luciane Machado disse...

Adriana, a Eja vem resgatar as questões sociais deixadas de lado, ou questões sociais que não foram questionados em tempos passados.A eja quer que os alunos façam a leitura crítica do mundo.Bjs.