terça-feira, 4 de novembro de 2008

APRENDER COM A PRÁTICA.


Interessante observar o quanto a nossa prática nos ensina. Quando da escolha do tema para o Projeto de Aprendizagem: a influência da família e da escola na construção da personalidade, pude buscar mais subsídios que pudessem confirmar muitas das certezas sobre o mesmo tema e principalmente aproximar a teoria do que se observa da prática. É presencial e altamente visível isto na minha prática. Trabalhando com crianças e adolescentes com necessidades especiais (mais especificamente Autistas), isto fica mais claro, pois diretamente os alunos respondem a uma série de ações observáveis no seu ambiente de trocas familiares. Sabemos que Autistas imitam muito, e isto nos faz ver o quanto é expressivo, influente e componente constitutivo do sujeito as ações de pessoas tão próximas. Acabamos nos dando conta que a forma como estas impressões nos chegam e que de alguma maneira participam ativamente da nossa construção pessoal de sujeito, com identidade própria, mas extremamente ligado, inter-relacionado com o meio, podendo através das vivências escolher, optar.

O assunto não se esgota e nos instiga a aprofundar o tema, a observar mais e a buscar referenciais que possam nos auxiliar no trabalho diário de sala de aula. assim pelo menos eu vejo, eu compreendo esta aprendizagem, este tema e o meu interesse que foi trabalhado no projeto.

Um comentário:

Cris Lemos disse...

Oi Adriana!
Fico feliz em ler seu depoimento. Realmente a experiência nos ensina muito, mas os estudos teóricos podem nos auxiliar muito em nossas reflexões. Como diz Nilda Alves, em seu artigo Redes cotidianas de conhecimento, vivenciamos uma pedagogia da "práticateoriaprática" "de conhecimentos trançados nos múltiplos espaçotempos e
contextos."
Além disso, como você observou, o projeto não se esgota, conduz ao aprofundamento e faz surgir novas questões.
Um abraço, Cris Lemos - tutora SL