"Um caso de amor"
Interessante poder escrever sobre estes dois termos de uma forma totalmente informal, dentro de uma perspectiva absolutamente divertida, pois assim é que estes deveriam ser vistos sempre. O sério da história é percebê-los vivos na escola. Pulsantes, cotidianos. Num dos comentários das ativiades foi me perguntado como estes termos e conceitos, na minha visão, deveriam estar. Num primeiro momento pensei, que droga, como vou explicar o que sinto, como os vejo e suas relações. Mas agora posso demonstrar através da construção do power-point. Lá esta relação, como os percebo está clara e objetiva. É constante construção, é desejo e fazer... E isto não está engessado, mas está comprometido com uma escola que nasce do sonho, mas que caminha no real, que tem o direito de errar buscando qualificar-se, com responsabilidade, com a dignidade dos envolvidos. E isso vai ser reflexo no trabalho cotidiano, do professor que se pergunta sobre como foi o dia, o que podia ser melhor, o que diferente poderia servir de recurso para a construção coletiva e individual dos envolvidos... e assim vai... Dos pais participantes,dos alunos que auxiliam na construção dos projetos de aprendizagem, ativos no processo de aprender e ensinar... Do administrador escolar que é também ouvinte dos desejos, do que divide responsabilidades... e outros tantos exemplos.
Este é na realidade a real e válida experiência a partir deste encontro de dois documentos que deixam de ser apenas registros formais e passam a fazer parte da história e das construções de todos.
3 comentários:
Oi Adriana!
Gosto muito das palavras que você escolhe. PPP e Regimento, companheiros do COTIDIANO e do DESEJO, e apontados como elementos vivos dentro da escola, assim como o SONHO.
Creio que finalmente a Escola está em transformação!
Um abraço, Cris Lemos - tutora SL
Olá Adriana!
Assim como comentei em tua apresentação de slides, a metáfora escolhida facilita a compreensão da relação entre estes dois importantes documentos da escola.
A simplicidade e sigeleza das tuas palavras expõem a esperança e comprometimento com a qualificação da educação.
Também é relevante destacar as iquietações que motivam tua construção - o que parecia impossível foi transformado em possibilidade de construção e conhecimento. Parabéns!
Abraços, Cátia
Postar um comentário