domingo, 27 de abril de 2008

OS SENTIDOS, AS SENSAÇÔES...


Uma atividade muito interessante que venho a registrar aqui no Portfólio de Aprendizagens diz respeito as sensações e estimulação dos sentidos realizadas na sala na primeira semana de atividades na classe. Foram pegos diferentes ojetos e trabalhados com os alunos as sensações que os mesmos causam. É comum observarmos alunos autistas com uma disfunção no campo sensorial, inclusive com baixa tolerância a sons, ou cheiros, ou cores... e também o contrário, apresentação de estereotipias a partir das impressões sensoriais: cheirando tudo, colocando todos os objetos que vê na boca, exigência de barulhos específicos o tempo todo...
Foi colocado em pequenos frascos diferentes aromas (vinagre, perfume, desinfetante...), em uma caixa diferentes texturas de objetos (pelúcia, couro sintético, plástico, lixa...). Em outros momentos variedade de objetos sonoros e de estímulo visual (luzes coloridas...). Por etapas foram trabalhadas com eles as diferentes sensações buscando referenciar o que estavam entindo com palavras de estímulo verbal. Neste momento também é possível observar a resistência muitas vezes a determinados objetos e a sensação causada por estes, e posterior registro. É uma forma de perceber como cada aluno reage e estabelece relação com o campo sensorial.

2 comentários:

Leonardo Porto disse...

Prezada Adriana,

as suas postagens estão sendo bastante ricas e detalhadas. Na postagem anterior você fala de uma atividade em sala de aula para interdisciplina "Representação do Mundo pelos Estudos Sociais", será muito pertinente se você nos contar o resultado desta experiência e sua análisa da mesma.
Na postagem atual você fala de uma experiência com os alunos que também é bastante interessante, e conclui afirmando: "É uma forma de perceber como cada aluno reage e estabelece relação com o campo sensorial."
Você poderia acrescentar mais alguma avaliação sua desta experiência.
Um abraço, Leonardo.

Cris Lemos disse...

Oi, Adriana!
Como é interessante a experimentação, a exploração da sensação - pessoal, individual. Ontem mesmo ouvi uma professora comentando que é impossível "trocar" experiências - é preciso senti-las, vivenciá-las - pessoalmente. Como você destacou, o professor deve estar atento às reações dos alunos e fazer intervenções sempre que necessário.
Um abraço, Cris Lemos