domingo, 13 de junho de 2010

SEMANA DE 26 A 30 DE ABRIL DE 2010.


Durante a semana deu-se continuidade as atividades de Língua Portuguesa, que busca caracterizar os diferentes tipos de gêneros textuais. Foram confrontados textos de histórias em quadrinhos com e sem a presença de diálogos. Exercitando-se de forma verbal o reconhecimento da imagem como sendo forma de expressão e comunicação, que não há necessidade de texto escrito para estabelecer comunicação. Os alunos não encontraram dificuldades em encontrar na imagens o estabelecimento de um "texto" comunicativo.
as atividades de Matemática deram continuidade as estudo das representações das dezenas inteiras, por meio de desenhos. Foram usadas também atividades de soma e subtração a partir de situações-problema, a utilização e a interpretação de tabelas. Foi observado que alguns alunos tem dificuldade em estabelecer, num primeiro momento, a aplicação de conceitos já trabalhados em outras situações ou atividades. Vejo que é necessário ampliar a utilização dos conceitos para que efetivamente passem de simples aquisições para associações e aprendizagens significativas. A tendência é estabelecerem uma relação com um tipo de atividade para cada conceito. A interdisciplinariedade, as dinâmicas de situações-problemas auxiliam nesta proposição, na apropriação de fato do que se está aprendendo, construindo nas aulas.
Em Ciências ampliou-se o assunto sobre os animais trazendo para a turma questões sobre os ambientes criados pelo homem para os animais: os Zoológicos. Foi pedido que cada aluno trouxesse a sua impressão sobre este espaço, se já visitou o mesmo, se existiam outras formas (de seu conhecimento) de abrigar animais... Interessante que a maioria dos alunos pouco sabem sobre reserva, na sua maioria não associam o Zoológico a outras finalidades (pesquisa, preservação...) a não ser a de guardar a fauna para possíveis visitações. Não observam que hoje os Zoológicos são vias de grandes pesquisas sobre preservação da flora e da fauna, de estudos a respeito da manutenção do ambiente da região...
As atividades de História e Geografia buscaram retomar e identificar as marcas do tempo na vida cotidiana, reconhecendo elementos que caracterizam a rotina de cada pessoa, a importância do planejamento na vida das pessoas. Visando qualificar o espaço que vivemos, percebendo as relações.
Em Artes foi trabalhado o reconhecimento das cores primárias e secundárias aplicadas ao jogo de memória construído pelos alunos.
Foi oportunizado nas atividades desenvolvidas de História e Geografia momentos de exploração do tema filosófico: existimos e pensamos, ocupamos um espaço, somos pessoas da história.
Dia 29 foi comemorado o aniversário da escola, os alunos participaram da construção do BOLO fantasia e do cartão coletivo em comemoração a data.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Adriana querida,

Muito boa sua postagem, gostei de saber mais sobre o trabalho que está realizando em sua prática de estágio.
Parabéns pela capacidade em trabalhar com um projeto que contemple as diferentes áreas do saber.
Bjo