quinta-feira, 20 de maio de 2010




Mês de Abril de 2010




Semana de 12 a 16 de abril:


Esta semana, foram trabalhadas atividades no Portal Educacional, para atividades de Informática (explorando a entrada do aluno no espaço), explorando a atividades sobre Histórias em Quadrinhos (em integração com o conhecimento de Língua Portuguesa: Gêneros Textuais).

Iniciou-se o trabalho com as cores em Artes, buscando o reconhecimento da variedade das mesmas através das combinações entre as cores primárias e secundárias.
Em História e Geografia, buscou-se situar temporalmente e também geograficamente os alunos, trabalhando com eles relações entre o tempo e origem dos objetos produzidos pelo homem (artefatos históricos). Parte-se então da visualização dos artefatos (figuras) para análise e relação entre os aspectos a serem conhecidos e o reconhecimento desta forma de observação por parte de arqueólogos e historiadores para datar e situar o homem no espaço e no tempo.
As atividades de matemática buscaram referência na própria ordenação que se manifesta em diferentes momentos da nossa convivência diária para a introdução do conteúdo de ordem numérica. Os alunos confeccionaram desenhos de si mesmo, conforme a apresentação para a professora, os mesmos foram sendo expostos na frente do quadro. Ao final da atividade foi pedido que fossem nomeados em suas ordens (primeiro, segundo, terceiro...) tanto na representação escrita quanto na numérica.
As atividades de Ciências buscaram dar continuidade ao tema dos animais e análise de suas características para agrupamentos. Foi realizada a construção de um mural dos animais, os alunos e a professora vão toda a semana acrescentando animais e referências ao tema. O enfoque é observar e acompanhar o que caracteriza cada grupo de animais, buscando dar sentido às classificações.
As atividades de Língua Portuguesa buscam referenciar as sílabas e a sua aplicação no sentido das palavras. A construção das palavras, respeitando um sentido silábico, quando invertemos esta sequência perdemos o sentido da palavra. Foi utilizada uma música de Gabriel, o Pensador, GUALÍN, para ilustrar o assunto e os conceitos trabalhados.
Foi bem interessante verificar a relação dos alunos com os aspectos da ordenação numérica, a facilidade com que apropriaram-se do conceito foi percebida pela relação que foi estabelecida verbalmente com a ordem dos números naturais (“profe, o que muda é que tem que colocar este zero pequeno ao lado do número, que indica uma ordem”).

A respeito das observações a cerca dos animais os alunos trazem um conhecimento prévio que limita-se muitas vezes a aspectos de onde vivem (terra e água), modo como se locomovem (andam, nadam e voam), como se alimentam (mamam, carnívoros, comem plantas...) Neste caso houveram problematizações que buscaram oportunizar novas reflexões a respeito deste conhecimento prévio (o leão mama e come carne, o golfinho é um mamífero e vive na água, o cavalo é um mamífero e como plantas...). As crianças passaram a observar que é necessário muito cuidado na hora de definir e classificar os animais pelas características mais comuns, muitas vezes elas não definem o seu lugar propriamente dito.



Iniciamos a semana trabalhando no Portal Educacional. è um dos recursos que a instituição põem a disposição dos alunos e professores. Cada aluno recebe um login e uma senha, assim como o professor. Podendo realizar consultas, realizar desafios e atividades. Ao professor existem outros recursos como: Conteúdo Multimídia, Webmail, espaço de criação de Blogs para a turma, arquivo de materiais para o trabalho e outros.

Ainda estou explorando o ambiente. Percebo que mesmo já tendo participado de construções de livros, nos anos anteriores, a participação e utilização do Portal ainda é bem reduzida. Poucos sabem circular pelo ambiente e nenhum aluno utilizou o webmail.

É um desafio grande iniciar atividades neste tipo de recurso, para mim é novidade e para os alunos estarem acompanhando e direcionando a utilização para outros fins que não o de interterimento também. A maioria dos alunos, quando falei que iríamos até o LABIN, queriam saber se poderiam usar o "ORKUT" ou os jogos on-line.

Considero uma cultura fortemente constituída, que necessita ser resignificada para que esta ferramenta possa ser amplamente utilizada.
Portal Educacional:

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Oi Adriana,

Muito boa sua postagem, sua escrita me fez algumas provocações enquanto educadora. Primeiramente concordo contigo quando colocas que é um desafio trabalhar com essa plataforma do Portal Educacional, o novo, o desconhedio gera em nós um desconforto justamente por não sabermos das possibilidades e potencialidade do recurso. Outro aspecto que chamou minha tenção foi a questão do Orkut, que quase sempre é proíbido dentro dos laboratórios de informática, aqui penso que vale eu compartilhar uma experiência minha, uma vez resolvi aderir ao desejo dos alunos em utilizar o Orkut, planejamos o uso educacional do mesmo, onde eles tiveram que criar comunidades e alimentar discussões sobre assuntos da disciplina dentro dessas comunidades criadas, foi um sucesso, outro momento conto com mais detalhes.

Bjos