sexta-feira, 6 de novembro de 2009

LINGUAGEM E EDUCAÇÃO


Durante as atividades propostas na interdisciplina de Linguagem e Educação, senti claramente a importância de elevarmos os conceitos de leitura e escrita para a significação individual, de grupo e de cultura humana. Não é por acaso que a imagem permite representar o que construí a respeito. A leitura e a escrita enlaçam o sujeito, é uma apropriação de um e de outro, uma relação íntima que fala sobre o particular e o social, fala sobre a cultura, a história e demais aspectos onde o homem está incluído, é participante. Logo, falar sobre estes aspectos é estar falando numa inscrição.
Durante a análise da história contada pela aluna, atividade prática, senti o quanto não poderia ser apenas didática no entendimento do processo pelo qual passou. É necessário que fosse entendido que sujeito de cultura e de história estava ali presente, o quanto dela e das suas impressões a cerca do que a cerca estava envolvido, o quanto havia de imposição de aspectos socialmente construídos que transparecia na sua contação. Somos efetivamente um processo social, construído pelas nossas experiências e interações. E como foi trabalhoso ao mesmo tempo que prazeiroso este momento.
Então, a nossa relação com a leitura e a escrita é muito mais comprometida, entender este processo em nós e nos outros passa por resignificar a sua construção, respeitar os processos dos outros.
A nós docentes isto modifica a nossa idéia de que alfabetizamos, na verdade mediamos este processo construído. Pensar em atividades motivadoras, diferentes formas de expressões de escrita de leitura de mundo, valorizar as produções é respeitar este processo e com certeza qualificar o mesmo.
Os movimentos de apropriação da linguagem não fica mais restrita as disciplinas de Português, nesta nova perspectiva entendemos que toda e qualquer forma representativa da linguagem é importante e é constitutiva, os símbolos numéricos, as imagens, o conhecimento histórico, a natureza que nos rodeia, a religiosidade, os sinais de trânsito, a representação da arte...

Um comentário:

Leonardo Porto disse...

Oi Adriana,
nesta postagem você já demonstra mais claramente a aprendizagem realizada.
Leonardo.