segunda-feira, 16 de novembro de 2009

EJA - SAÍDA DE CAMPO E POSTER

Nenhuma aprendizagem é tão significativa quando vivenciamos todo o processo e principalmente quando podemos visualizar o que foi aprendido. Acredito que é isto que esta sendo proposto em cada postagem que fazemos aqui. Esta semana estamos organizando o poster para apresentação na interdisciplina de Educação de Jovens e Adultos no Brasil, e não está sendo com certeza algo fácil, pois inúmeras são as possibilidades, muitas são as idéias a respeito da organização dos dados, o texto que irá representar o conhecimento construído com a saída de campo... Somos um grupo, e cada uma tem uma visão, uma idéia a respeito. O compartilhamento das idéias enriquece e nos faz vivenciar uma construção efetivamente colaborativa.
A respeito da Saída de Campo, vejo que esta Arquitetura Pedagógica foi um ótimo exercício para todos, marcada pela interação direta com as pessoas, buscando compreender um pouco mais dos aspectos que foram relacionados durante nossas leituras de aula a respeito deste grupo diferencial de alunos. Muitos são os alunos que estão retornando a escola em busca de uma melhoria na qualidade de vida, de uma melhor colocação no trabalho e principalmente (acredito que este aspecto está bem subjetivado) de um olhar social de maior respeito pela via das aprendizagens formais da escola. Num mundo onde o contato com a tecnologia, o acesso rápido das informações é fato, vimos que este é um dos principais desejos de conhecimento dos alunos da EJA. Integrar-se no mundo, receber a informação, fazer uso de recursos tecnológicos e levar o que se aprende para a vida são aspectos importantíssimos para este grupo.
Para nós fica com certeza a aproximação dos textos lidos, das idéias socializadas com a realidade das classes de EJA.
Com certeza aproximando ainda mais e possibilitando que nossa apresentação final da atividade seja enriquecedora para todos.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Oi Adri,

Realmente, uma aprendizagem só pode ser considerada significativa quando ela mexe conosco ao ponto de compreendermos claramente que aprendemos. Isso não significa que temos que ter certeza, mas temos a sensação bem clara que algo ficou do que lemos, ouvimos, falamos ou construímos.
Adorei ler sua postagem, vc coloca o desafio lançado pela interdisciplina de EJA que certamente está contribuindo para aprendizagens significativas para vcs.

Parabéns
Paty