
Hoje participei de mais um momento extremamente enriquecedor com os alunos da minha classe. Fomos até a Bienal do Mercosul e a Feira do Livro. Quando deste tipo de proposta, frente ao alunado que compõe a classe, muitos nos acham malucas!!! Sair com alunos Autistas para um centro movimentado como Porto Alegre não é coisa de gente muito sã da cabeça. Mas fomos...e toda vez que atravessamos nossos próprios medos e inseguranças e confiamos num trabalho, as surpresas nos chegam. Foi novamente emocionante perceber a caminhada destes alunos. O olhar deles de forma diferenciada, mesmo na desorganização pela multidão, pelo barulho não superou os olhares em direção às obras de arte e livros (mesmo aqueles olhares rápidos e furtivos).
Como dizia o poeta... "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."
Acrescento, reafirmando convictamente que existem inúmeras possibilidades de aprendizagem. São infinitas as abordagem que podemos fazer a respeito de uma atividade, como no exemplo acima, aprendizagem através da arte. Do olhar de possibilidades oferecido pelo autor. A forma de socializar um determinado conhecimento.
Aprendi que o vivencial não está unica e exclusivamente ao universo da sala de aula, do espaço escolar em si. A aprendizagem só tem razão de existir quando nos leva efetivamente a um sentido de prática, de vivência, um sentido de ser. E a visão dos diferentes lugares e das diferentes maneiras de estar inserido num contexto é de ordem prática, precisa estar vivo e ter ação. Logo, se a maior dificuldade do aluno é a integração, a comunicação e socialização, são os espaços públicos que com certeza necessitam estar abertos para recebê-los, para serem explorados.
2 comentários:
Prezada Adriana,
tente explicar mais claramente qual foi a aprendizagem que você teve - diga: aprendi tal coisa - e tente justificar o que você afirma.
Leonardo.
Olá, Adriana!
Teu blog está organizado, apresenta os marcadores solicitados, teus depoimentos trazem siginificativas reflexões e mostram tuas conquistas. E também que estás estabelecendo relações entre as aprendizagens adquiridas com as disciplinas e levando-as para tua prática. Como sugestão, seria importante contar mais, falar sobre como os alunos reagem, como as coisas acontecem na aula, pois o relato destas experiências vai enriquecer ainda mais seu portfólio.Continue registrando suas questões com freqüência, aproveitando idéias e dúvidas, argumentos e conclusões. Abraço,Ângela
Postar um comentário